Páginas

domingo, 25 de fevereiro de 2018

Ato de Esperança




Neste tempo de grandes contrariedades, guerras e desastres, que todos os dias são divulgados pelos meios de comunicação e, que de alguma forma, também é vivido nas lutas da vida diária, somos confrontados com a tal “esperança”.

Desde criança que sempre ouvi dizer que “A esperança é a última que morre.”

Mas isto de ditados populares e frases feitas, somente com o tempo é que se vê na vida, à medida que os vamos vivendo.

Mas afinal onde coloco a minha esperança?

"Ao verem-me, os teus fiéis hão-de alegrar-se, porque assentei a minha esperança na tua palavra.” (Salmo 119 (118), 74)"

No trabalho, em casa ou na rua, estamos todos sujeitos a situações que nos indagam! – Onde está Deus?

Porém, diante desta pergunta também me interrogo:
- Onde está Deus em mim? Como estou na minha relação com Deus? Procuro Deus apenas quando Ele atende os meus pedidos? Aceito que Deus é meu Pai e que Ele cuida de mim, seja em que circunstância for?



“Não te rendas à noite: recordas que o primeiro inimigo a vencer não está fora de ti: mas dentro. Por conseguinte, não concedas espaço aos pensamentos amargos, obscuros. Este mundo é o primeiro milagre que Deus realizou, Deus pôs nas nossas mãos a graça de novos prodígios. Fé e esperança procedem juntas.” (Papa Francisco na Audiência Geral de 20 de setembro de 2017)

"Tu és a minha esperança, ó Senhor DEUS, e a minha confiança desde a juventude. (Salmos 71 (70), 5)"

A esperança é uma das virtudes teologais da igreja católica.

“As virtudes humanas radicam nas virtudes teologais, que adaptam as faculdades do homem à participação na natureza divina (Cf. 2 Pe 1, 4.). De facto, as virtudes teologais referem-se directamente a Deus e dispõem os cristãos para viverem em relação com a Santíssima Trindade. Têm Deus Uno e Trino por origem, motivo e objecto.” (Catecismo da Igreja Católica nº. 1812)


As virtudes teologais são dons de Deus para a nossa vida. Assim sendo, ter esperança é uma consequência desta fé em Deus, quando colocamos Nele a nossa vontade e pensamento. Isso não quer dizer que não façamos a nossa parte humana, ou que apenas nos resta aguardar que Deus aja, sem primeiro agirmos com o que humanamente é possível. 

A esperança em Deus não significa a estagnação e indiferença da nossa parte, nem que simplesmente esqueçamos de realizar o que nos é devido na nossa vida.

Antes, esta esperança em Deus é exatamente colocarmos em Deus, aquilo que humanamente se tornou impossível de realizar. Por isso, a fé nos move a caminhar, mesmo que o caminho esteja tão escuro ou que nos falte as ajudas ou as possibilidades humanas.

“Onde quer que estejas, constrói! Se estás no chão, levanta-te! Nunca permaneças caído, levanta-te, deixa-te ajudar para ficares em pé. Se estás sentado, começa a caminhar! Se o tédio te paralisa, derrota-o com as obras de bem! Se te sentes vazio ou desmoralizado, pede que o Espírito Santo possa encher de novo a tua carência.” (Papa Francisco na Audiência Geral de 20 de setembro de 2017)
  
“A virtude da esperança corresponde ao desejo de felicidade que Deus colocou no coração de todo o homem; assume as esperanças que inspiram as actividades dos homens, purifica-as e ordena-as para o Reino dos céus; protege contra o desânimo; sustenta no abatimento; dilata o coração na expectativa da bem-aventurança eterna. O ânimo que a esperança dá preserva do egoísmo e conduz à felicidade da caridade.” (Catecismo da Igreja Católica nº. 1818)



“Nunca penses que a luta que enfrentas na terra seja totalmente inútil. No final da existência não nos espera um naufrágio: em nós palpita uma semente de absoluto. Deus não desilude: se pôs uma esperança nos nossos corações, não a quer esmagar com frustrações contínuas. Tudo nasce para florescer numa primavera eterna. Também Deus nos criou para florescermos. Recordo aquele diálogo, quando o carvalho pediu à amendoeira: “Fala-me de Deus”. E a amendoeira floresceu.” (Papa Francisco na Audiência Geral de 20 de setembro de 2017)

A esperança nasce do meu coração quando olho para Deus e coloco-me junto a Ele, deixando-me abraçar, tal como um filho que acredita e aceita esta filiação divina em sua vida.

Haverá tantas situações em que as portas humanas se fecharão, em que a ciência e a inteligência não nos poderão valer… 

E nestes momentos de tempestade, exatamente quando esgotamos todos os recursos humanos, é que a fé nos move e nos alicerça na esperança, mesmo que invisível e improvável.

“A esperança cristã retorna e realiza a esperança do povo eleito, que tem a sua origem e modelo na esperança de Abraão, o qual, em Isaac, foi cumulado das promessas de Deus e purificado pela provação do sacrifício (Cf. Gn 17, 4-8; 22, 1-18.). «Contra toda a esperança humana, Abraão teve esperança e acreditou. Por isso, tornou-se pai de muitas nações» (Rm 4, 18).” (Catecismo da Igreja Católica nº. 1819)

“Portanto, uma vez que fomos justificados pela fé, estamos em paz com Deus por Nosso Senhor Jesus Cristo. Por Ele tivemos acesso, na fé, a esta graça na qual nos encontramos firmemente e nos gloriamos, na esperança da glória de Deus. Mais ainda, gloriamo-nos também das tribulações, sabendo que a tribulação produz a paciência, a paciência a firmeza, e a firmeza a esperança. Ora a esperança não engana, porque o amor de Deus foi derramado nos nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.” (Carta de São Paulo aos Romanos 5, 1- 5)
“Vive, ama, sonha, crê. E, com a graça de Deus, nunca te desesperes.” (Papa Francisco na Audiência Geral de 20 de setembro de 2017)

Neste momento, convido-te a rezar o Ato de Esperança: 

Acto de Esperança 

Meu Deus, porque sois omnipotente, infinitamente misericordioso e fidelíssimo às Vossas promessas, eu espero da Vossa bondade que, em atenção aos méritos de Jesus Cristo, nosso Salvador, me dareis a vida eterna e as graças necessárias para a alcançar, como prometestes aos que praticassem as boas obras, que eu me proponho realizar ajudado com o auxílio da Vossa divina graça. Senhor, minha esperança, na qual quero viver e morrer: jamais serei confundido. Ámen.



Aqui está o link para ver o filme desta oração com narração:




Para terminar, convido-te ainda a ler o meu artigo sobre a esperança que nós cristãos devemos firmemente ter em:
fazendomeaolargo.blogspot.pt/2017/08/sou-uma-pessoa-de-primavera-ou-de-outono.html


Paz e Bem a todos!
(Rosária Grácio)


As frases bíblicas foram consultadas em:
  
Catecismo da Igreja Católica consultado em:

Palavras do Papa Francisco consultadas em:
w2.vatican.va/content/francesco/pt/audiences/2017/documents/papa-francesco_20170920_udienza-generale.html

O vídeo pertence ao canal do YouTube
 Orar e laborar
Visite e subscreva







Sem comentários:

Enviar um comentário