Páginas

quinta-feira, 16 de abril de 2020

Confissão / Confiteor(latim)


Convido-lhe a fazer esta oração usada na Missa Tradicional com a versão em latim...
Confissão
Eu pecador me confesso a Deus todo-poderoso, à bem-aventurada sempre Virgem Maria, ao bem-aventurado São Miguel Arcanjo, ao bem-aventurado São João Batista, aos Santos Apóstolos São Pedro e São Paulo, a todos os Santos, e a vós, Padre, que pequei muitas vezes por pensamentos, palavras e obras, por minha culpa, minha culpa, minha grande culpa. Portanto peço e rogo à bem-aventurada sempre Virgem Maria, ao bem-aventurado São Miguel Arcanjo, ao bem-aventurado São João Batista, aos Santos Apóstolos São Pedro e São Paulo, a todos os Santos e a vós, Padre, que rogueis a Deus, Nosso Senhor, por mim. Amém.

Confiteor(latim)   
Confiteor Deo omnipotenti, beatæ Mariæ semper Virgini, beato Michæli Archangelo, beato Joanni Baptistæ, sanctis Apostolis Petro et Paulo, omnibus Sanctis, et tibi, pater: quia peccavi nimis cogitatione, verbo, et opere: (percutiunt sibi pectus ter, dicentes): mea culpa, mea culpa, mea maxima culpa. Ideo precor beatam Mariam semper Virginem, beatum Michælem Archangelum, beatum Joannem baptistam, sanctos Apostolos Petrum et Paulum, omnes Sanctos, et te, pater, orare pro me ad Dominum Deum nostrum.


“É preciso cumprir a vontade de Deus pela observância dos mandamentos. Jesus Cristo disse  na sua conversa com o jovem rico do Evangelho: “Se queres entrar na vida eterna, observa os mandamentos” (S. Mateus 19,17)
(Catecismo Católico Popular – Francisco Spirago, 6ª Edição – Primeira Parte – União Gráfica, Lisboa)

A oração “Confissão”foi consultada no livro “As Mais Belas Orações de Santo Afonso” Coordenadas pelo Pe. Saint-Omer, Redentorista e vertidas para o vernáculo por D. Joaquim Silvério de Sousa - Edição atualizada e acrescida de novos exercícios e orações - 1961 Editora Vozes Limitada Petrópolis, Rj - Versão on line consultada no site

A versão da oração “Confissão” em latim foi consultada no site  conservadores-catolicos.webnode.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário